logo

Etiquetas de composição

Etiquetas de composição têxtil são etiquetas de lavagem que fornecem orientações ao consumidor sobre os cuidados a se ter com a roupa, assim como, informações do fabricante.

Personalização das etiquetas de composição

As etiquetas para composição são costuras nas peças tendo em vista a visibilidade das informações, assim como, especificações de dados obrigatórios.

Existem dezenas de materiais disponíveis para as etiquetas de lavagem para composição, contudo, independente do tipo escolhido o importante é que as informações obrigatórias constem no mesmo.

A EM Colors trabalha com Nylon, tyvek, sintético, poliéster e TNT, de forma que cada um deles tem seus beneficies para distintas situações.

Alem disso, também produzimos as etiquetas de composição:

 

Etiquetas de composição
Etiquetas de composição

– Totalmente impressas: A etiqueta contem todas as informações necessárias, portanto, prontas para apenas serem costuradas ao produto, parcialmente

– Parcialmente impressas: A etiqueta contem parte das informações, como por exemplo marca e métodos de lavagem, dessa forma, o cliente pode imputar dados variáveis em sua própria empresa

– Em branco: Fornecemos apenas as etiquetas, cortadas ou em fita, logo, o cliente tem a liberdade de imprimi-la por completo em sua empresa.

Benefícios da etiqueta de composição

São etiquetas que visam solucionar problemas, bem como,  trazer benefícios aos envolvidos:

– Ao Fabricante ou Importador:

Visto que ali constará o modo de utilização e lavagem, dessa forma, o consumidor saberá o modo correto de conservação do produto.

Danos às roupas por técnicas incorretas de limpeza podem acabar em reclamações, devoluções custosas do cliente, assim como, uma imagem negativa da marca. Portanto, etiquetas de lavagem precisas e bem escritas, podem evitar clientes insatisfeitos.

– Consumidor:

Disponibiliza uma ferramenta informativa que assegura a nítida e correta identificação dos tratamentos e cuidados que se deve ter com os produtos têxteis. Alem disso, instruções e cuidados das etiquetas de lavagem, precisas e devidamente escritas, servem como um guia de limpeza, bem como, influenciam a compra.

– Mercado:

Normaliza uma regra técnica dentro do MERCOSUL, dessa forma, auxiliando a importação e exportação.

Legislação e obrigatoriedade das etiquetas de composição

Além da finalidade informativa, as etiquetas de lavagem possuem normas e fundamentos legais, logo, sob pena de multa pelo descumprimento.

O órgão responsável que auxilia e fiscaliza o setor chama-se INMETRO.

A legislação é tratada pela Resolução n.º 02, de 6 de maio de 2008 e pela portaria 296 de 2019.

As regras do Inmetro se aplicam ao seu negócio?

A legislação obrigatória aplica-se através do conceito de produto têxtil, em outras palavras, “Aquele que é composto exclusivamente de fibras têxteis ou filamentos têxteis ou por ambos, em estado bruto, beneficiado ou semi-beneficiado, manufaturado ou semi-manufaturado, confeccionado ou semi-confeccionado”.

Informações obrigatórias na etiqueta

1) Nome ou razão social ou marca registrada:

Deverão constar na etiqueta têxtil o nome, razão social ou a marca

2) CNPJ ou CPF:

Pessoas jurídicas devem imputar seu CNPJ, assim como, pessoas físicas devem colocar seu CPF. 

3) País de origem:

O item 3 da portaria 296 determina que o nome do país deve vir precedido das palavras “Fabricado no” OU “Feito no”, por exemplo: Fabricado no Brasil ou Feito no Brasil.

É explicitamente proibido apenas designação do bloco (ex Brasil) sozinho devendo conter as expressões acima citadas, entretanto, as expressões S/A e LTDA são abreviações válidas para utilização.

4) Fibras / composição têxtil do produto:

É a resposta sobre o percentual de fibra que o produto identificado possui. Por exemplo: “100 % algodão” ou “50% Poliéster e 50% Algodão”. É importante ressaltar que a massa conjunta deve somar 100%, a não ser algumas exceções do CAPÍTULO IV.

Devem ser colocadas em ordem decrescente, ou seja, o maior percentual irá primeiro: 60% ALGODÃO / 40 % POLIÉSTER.

 5) Indicações de tamanho:

As etiquetas para roupas indicar o tamanho da peça. Por exemplo: P, M, G, GG ou 2, 4, 6, etc…

6) Tratamentos de cuidados para a conservação:

São os símbolos que indicam como conservar o produto. É possível achar as informações na norma “NM ISO 3758:2013

Confira também nossos outros produtos

Etiquetas Adesivas
Etiquetas Adesivas
Rótulos adesivos
Rótulos adesivos
Etiquetas e tags para magazines
Etiquetas e tags para magazines
Contrato Comodato
Contrato Comodato
Ribbons
Ribbons
Logo Emcolors

Todas as informações aqui contidas são de uso exclusivo da EM Colors.

Sua utilização por terceiros deve apenas ser feita mediante autorização prévia.